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O MANUAL PRÁTICO DE JACK WELCH

JACK WELCH aaeaaqaaaaaaaaykaaaajdm4ntu0ndq0lti3zdctngewnc1izwvkltcwotrhzdyynwvmoaO verdadeiro legado que um líder pode ser avaliado pela qualidade das pessoas que ele deixa para conduzir a empresa após sua partida.

O executivo americano JACK WELCH, EX-CEO da General Eletric é um desses homens.

O jornalista americano Robert Slater, publicou o livro Jack Welch – Guia Prático, onde podemos extrair algumas.

RECOMENDAÇÕES PARA TAMBÉM SERMOS PROFISSIONAIS BEM-SUCEDIDOS.

O artigo refere-se às atitudes, práticas, valores e idéias desenvolvidas por este profissional, que certamente irão contribuir para o crescimento de todos os demais profissionais que atuam como executivos, vendedores, administradores, etc.

O QUE FAZER?

PREOCUPE-SE COM SEU DESEMPENHO ATUAL.

É ótimo pensar sobre o futuro, porém é muito melhor fazer isto quando você está bem no cargo que ocupa no presente.

  • Concentre-se nele, tente desempenhar sua função melhor que os outros.
  • Realize tudo com persistência e vontade de vencer.
  • Procure fazer a diferença em cada tarefa.
  • Desenvolva a reputação de uma pessoa que apresenta resultados além dos esperados.

BUSQUE CONHECIMENTO ESPECIALIZADO

É Fundamental obter informações sobre áreas administrativas ou técnicas.

  • Desenvolva uma sólida competência funcional.
  • Procure oportunidades para usar essas informações específicas em contextos mais amplos, participando sempre de equipes multifuncionais, ou sugerindo iniciativas em diferentes processos da empresa.
  • Aprenda finanças; é a linguagem usada pelas empresas.
  • Administre sua carreira para que possa evoluir ocupando funções em várias áreas da corporação, em vez de tentar subir aos saltos queimando etapas.

HABITUE-SE AO AUTO DESENVOLVIMENTO

  • Desenvolva a autoconfiança e procure demonstrar isso em seu dia-a-dia.
  • Quem reclama da própria carreira com outras pessoas, por mais que receba bons conselhos, demonstra insegurança.
  • O mesmo vale para pessoas que não manifestam interesse em aperfeiçoar suas habilidades.
  • Adquira o hábito de aprimorar-se constantemente, como se fosse um atleta profissional.
  • Preocupe-se mais em desenvolver aptidões do que acumular títulos.

SAIA DA ZONA DE CONFORTO

  • Em outras palavras, vá à busca de desafios e de visibilidade.
  • Aceite tarefas difíceis e assuma responsabilidades consideradas importantes para a empresa.
  • Lembre-se de que pessoas capazes de ir além da rotina ampliam suas aptidões e ambições.

PRESTE ATENÇÃO AOS BONS EXEMPLOS

  • Procure aqueles modelos e mentores que podem ajudá-lo em sua carreira.
  • Amplie sua base de sustentação e busque tarefas ligadas a gerentes e clientes com os quais você nunca se relacionou.
  • Trabalhe para gente que lhe traga desafios.
  • Certifique-se de que você está cercado de pessoas muito competentes para que possa aprender com elas.
  • Demonstre sempre o máximo de energia que puder.
  • Dessa forma, você também se transformará em um bom modelo para os colegas.

GLOBALIZE-SE

  • Procure estar sempre exposto a diferentes culturas e certifique-se de que o mesmo aconteça com sua família.
  • Ocupe posições que exijam interação com outros países e hábitos que você não conhece.
  • Considere desempenhar funções no exterior, mesmo que sejam de curta duração.
  • Cada vez mais, progride na empresa, quem consegue se mover de uma cultura a outra.

O QUE EVITAR?

IGNORAR OS VALORES DA EMPRESA

  • Pessoas que adotam comportamento oposto à cultura e aos valores da empresa, dificilmente têm futuro.
  • Isso vale para profissionais que têm o hábito de construir fronteiras, em vez de eliminá-las, ou que acreditam em níveis gerenciais desnecessários.
  • Quem não é aberto a críticas não consegue corrigir falhas.

FALTA DE COMUNICAÇÃO

  • Líderes devem demonstrar claramente seus objetivos, comunicar os valores da companhia para outras pessoas, inspirá-las e demonstrar energia.

FALAR E NÃO FAZER

  • Não adianta apresentar bem as idéias, ser um grande analista e não conseguir colocar nada em prática.
  • O resultado é nulo quando boas idéias não são realizadas.

FALTA DE FOCO

  • Não seja um daqueles profissionais que não percebem o que é realmente importante, perdem tempo com inutilidades e demonstram pouca capacidade para.

processar várias informações em espaços curtos de tempo. 

ARROGÂNCIA

  • É um problema de quem tem um ego enorme.
  • Ser exageradamente crítico em relação aos subordinados e não assumir a responsabilidade pelos próprios erros é o caminho mais eficaz para perder apoio dentro da organização.

ESTAR FORA DO RITMO

  • Pessoas que se movem mais lentamente que o resto da empresa tem dificuldade em administrar o tempo são pouco persistentes e vão fracassar.

 

Virgilio Dias é Consultor de Empresas, Empresário e Palestrante.

E:  virgilio@3031consult.com.br – W: www.3031consult.com.br

 

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